Como estudar nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs)?

Estudar está cada vez mais prático. Antigamente, para fazer um curso superior era preciso ir até uma faculdade presencial, que muitas vezes ficava muito longe da cidade onde o estudante morava. Várias pessoas acabam desistindo de prosseguir com o sonho de fazer um curso superior devido a essa dificuldade. Porém, isso mudou.

Muitas universidades surgiram com o passar do tempo e várias delas apresentam uma proposta que auxilia os alunos que não têm muito tempo disponível. Hoje, existem os famosos cursos a distância, que facilitam a vida dos estudantes através de seus Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Ou seja, o AVA é, basicamente, um sistema que oferece o desenvolvimento e também a distribuição de conteúdos para os cursos online e para as disciplinas semipresenciais.

Ambientes Virtuais de Aprendizagem: como eles funcionam?

A tecnologia não para de trazer novidades para o mercado – inclusive para o segmento da educação. Todos os dias surge uma novidade, um aparelho novo ou um aplicativo que acabou de ser lançado. Nesse cenário, é cada vez mais comum ver alguém navegando na internet ou ostentando algum aparelho eletrônico nas mãos, como smartphones e tablets.

Com toda essa tecnologia disponível, tem sido cada vez mais fácil manter-se conectado de qualquer lugar. Isso reflete diretamente nas possibilidades das pessoas para buscar aprendizado. Por causa dessa nova realidade, surgiram os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs).

Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem foram desenvolvidos e continuam sendo aprimorados para auxiliar professores a gerenciar os conteúdos e materiais complementares para os estudantes que optam pela modalidade de ensino a distância.

Através desses ambientes, os docentes podem fazer o acompanhamento do processo de aprendizagem de seus alunos com facilidade, além de gerar relatórios sobre o desempenho e progresso de cada aluno.

Dessa forma, fica muito mais fácil trabalhar de maneira assertiva em cima de possíveis problemas que possam ocorrer nos cursos EaD, como alguma dificuldade de aprendizado de determinado aluno. Com isso, o docente consegue garantir maior eficácia para todo o processo.

Estudar de forma online é algo que vem se espalhando por diversos países e no Brasil não é diferente. Pouco a pouco, a aprendizagem virtual está sendo mais valorizada. Os benefícios do ensino na modalidade EaD são inúmeros, já que pessoas de qualquer área de formação podem se qualificar sem precisar sair de casa.

A aprendizagem viabilizada pelos Ambientes Virtuais de Aprendizagem pode envolver jogos, atividades para serem realizadas nos computadores, materiais multimídias, entre outros.

Por tudo isso, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem configuram-se como espaços onde os alunos podem trocar informações e encontram com facilidade os conteúdos que precisam estudar no curso que escolheram da modalidade EaD. O AVA ainda tem a finalidade de auxiliar na aprendizagem virtual, já que possibilita a utilização de recursos que geram um avanço maior no ensino, como os fóruns e os materiais multimídias.  

Cursos a distância: viabilidade através dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Com a correria do dia a dia, muitas pessoas acabam adiando o sonho de fazer uma faculdade. Alguns trabalham em tempo integral, enquantos outros precisam, além de trabalhar fora de casa, cuidar da casa e da família. Além desses limitadores, os cursos superiores também possuem um preço mais elevado do que os cursos técnicos, por exemplo.

Com os cursos a distância, está cada vez mais fácil ingressar em um curso superior. O ensino na modalidade EaD atrai cada vez mais pessoas, tanto pela comodidade e flexibilidade de horários quanto pelo valor dos cursos, que normalmente são mais baratos.

Há algum tempo quase não se falava em ensino EaD, mas isso vem mudando gradativamente. Atualmente, grandes universidades, respeitadas pela qualidade do seu ensino, já possuem esse módulo de aulas 100% online. Esse é o caso da Faculdade Estácio de Sá.

A Estácio tem mais de 48 anos de história e é uma das maiores organizações privadas de ensino superior do Brasil em número de alunos matriculados. A instituição possui cursos em três modalidades de ensino para melhor atender os estudantes: faculdade presencial, com uma pequena carga horária online, de até 20% do curso; faculdade flex, que une o ensino EaD com as atividades práticas presenciais desenvolvidas nos laboratórios; e o ensino EaD, com aulas 100% online para estudar quando e onde o aluno quiser.

Confira cinco dicas para aproveitar melhor os Ambientes Virtuais de Aprendizagem

É preciso ter um objetivo em mente e segui-lo. Isso funciona para tudo que fazemos na nossa vida, mas quando se trata de ensino a distância, essa frase é ainda mais importante.

De acordo com o censo do MEC, a modalidade EaD é a que mais cresce no Brasil. São mais de 3,8 milhões de alunos – um terço de todas as matrículas do ensino superior. Isso, claro, é reflexo dos benefícios atraentes dessa modalidade de ensino, como é o caso da flexibilidade de local e de horário para estudar.

Outro fator, contudo, vem contribuindo com esse crescimento: o novo perfil do aluno que está sempre conectado na internet e busca o conhecimento por meio dos canais digitais. Por causa disso, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem acabam sendo os mais propícios para as novas gerações. Afinal, eles se apresentam como uma oportunidade de ampliar também o ensino oferecido pelas faculdades.

Os cursos EaD possuem inúmeras vantagens, mas também podem revelar-se um grande desafio para os alunos de graduação. Afinal de contas, você estará no conforto da sua casa, ou talvez no seu trabalho, mas não terá colegas de turma e nem professores que você poderá acessar de forma presencial.

No ensino a distância você também não terá aquelas quatro ou mais horas corridas em que estará “obrigado” a estudar porque, afinal de contas, você está com outros colegas em uma sala de aula.

Portanto, é preciso ter muito foco e consciência de que mesmo online é necessário realmente estudar, fazer as atividades propostas e estar preparado para as provas. Nesses quesitos, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem serão os seus principais aliados nos estudos. Para ajudá-lo nesse processo, separamos quatro dicas que lhe darão caminhos para aproveitar da melhor maneira os AVA disponíveis – o que irá auxiliá-lo a concluir seu curso com aquela sensação de dever cumprido:

1. Faça o seu planejamento

A primeira dica de todas é também a mais importante: planeje a sua rotina. Você, mais do que ninguém, sabe quais são os seus afazeres do dia a dia e quantas horas gasta em cada um deles. Portanto, para utilizar melhor os Ambientes Virtuais de Aprendizagem, é preciso encontrar um horário na sua agenda, mesmo que ele não seja todos os dias o mesmo.

Encontre um momento para que você possa se dedicar exclusivamente aos seus estudos, sem interrupções ou distrações. Procure um local mais calmo e avise seus familiares que você irá estudar naquele determinado momento, para evitar que você seja interrompido. Por isso, lembre-se: o planejamento será muito importante para o seu sucesso nos seus estudos.

2. Busque uma conexão de qualidade

Além de se planejar, é preciso escolher um bom lugar para estudar. Todavia, isso não está necessariamente ligado ao espaço físico, mas sim à conexão disponível de internet. É isso mesmo!

Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem necessitam da internet para funcionar, então, além do planejamento para não ser interrompido durante os seus estudos, você precisa de uma boa conexão com a internet. Isso porque, caso essa conexão falhe, a sua rotina de estudos e de atividades relacionadas será interrompida. Essa distração, por sua vez, poderá influenciar no seu desempenho nos estudos – e não apenas em um dia.

3. Dê um tempo das redes sociais

Apesar de o item anterior mencionar que você precisa de uma boa conexão de internet, lembre-se de que o seu foco serão os estudos. Portanto, fique longe das redes sociais durante o período predeterminado para as atividades relacionadas com a sua graduação.

Deixe o seu celular no silencioso ou, se achar melhor, desligue o aparelho – momento propício para deixá-lo longe de você. Quando abrir o ambiente virtual de aprendizado no seu navegador, garanta que só terá ele aberto.

No máximo, utilize mais uma aba ou duas para fazer pesquisas em sites ou para acessar materiais de referência. O que você não deve fazer é gastar tempo, durante o horário dedicado aos estudos, para acessar as redes sociais. Elas precisam estar fechadas. Caso contrário, você irá se distrair e o seu tempo de estudo será comprometido.

4. Estabeleça metas de estudo

Estabeleça metas para o seu aprendizado. Anote o que você precisa estudar durante a semana e em qual ponto você quer chegar com essa rotina de aprendizado.

Marque um horário predeterminado para começar e para terminar seus estudos em cada dia, como se estivesse em uma sala de aula física. Não faça algo que ultrapasse seus limites, mas trace objetivos viáveis – do tipo que, se dedicando, você sabe que conseguirá atingir.

5. Dedique-se!

Muitas pessoas têm receio de um curso EaD porque acreditam que não vão aprender tudo o que precisam, mas isso está muito longe da verdade. Se você se dedicar realmente e levar a sério o seu curso, terá resultados excelentes, tanto referentes às suas notas quanto ao seu próprio conhecimento.

Então, não pense que só porque o curso é na modalidade de ensino a distância que exigirá menos de você do que uma faculdade presencial. Pelo contrário, será necessário ter ainda mais concentração e dedicação para que você consiga conquistar os seus objetivos.

Seja em uma faculdade presencial, em um curso na modalidade de ensino a distância ou ainda em uma modalidade flex (online e presencial), você precisa estar ciente que para garantir o tão esperado diploma existe um caminho a ser percorrido.

Esse caminho vai exigir de você horas de dedicação e de estudo. Uma rotina que irá privá-lo, em alguns momentos, de suas horas de lazer. Por isso é tão importante escolher um curso com o qual você realmente se identifique.

Defina, primeiro, uma área em que você queira atuar e, em seguida, escolha o curso que vai abrir portas para o que você deseja. Se você não fizer isso, as horas necessárias de estudo vão se tornar um fardo e você se formará sem realmente estar feliz com a profissão. Quando isso acontece, muitos acabam nem seguindo aquela área em que se formaram. Uma escolha de curso errada também pode fazer com que você fracasse na faculdade, provocando abandono do curso no meio do caminho.

Assim, opte por uma graduação que seja compatível com o seu perfil. E sim: mesmo acertando na sua escolha, você terá momentos difíceis. Com a correria do dia a dia e com alguma sobrecarga de afazeres, talvez você tenha vontade de desistir algumas vezes. Mas, aí você vai lembrar que realmente curte aquilo que está estudando e vai persistir. Ao fazer isso, você vai garantir não apenas o diploma no final do curso, mas se sentir realizado por ter concluído uma etapa importante da sua vida.

Escolha uma faculdade que seja responsável, com professores dedicados e que ofereça uma estrutura online adequada para você estudar e realmente aprender. Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem são ótimos aliados para você que optou por um curso EaD. Então, dedique-se à sua formação e boa sorte na sua trajetória profissional!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *